terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Fundamentos de um programador Java certificado

A coisa mais básica para se aprender no estudo da certificação é como declarar corretamente variaveis, respeitando as regras de nomenclatura do Java, e o que seriam as regras de nomenclatura de variaveis do Java ? antes de aprendermos devemos ter em mente quais são as palavras reservadas do Java 1.6 para não cometer nenhum erro na codificação.

palavras chave do Java (lembrando que todas começam com letra minuscula)

while, switch, synchronized, this, throw, throws, transient, try, void, volatile, new, package, private, public, protected, return, short, static, strictfp, super, for, goto, if, implements, import, instanceof, int, interface, long, native, continue, default, do, double, else, enum, extends, final, finally, float, abstract, assert, boolean, break, byte, case, catch, char, class, const

a regra diz que :

nomes de variaveis podem começar com caracteres especiais: $ e _
nomes de variaveis podem ser camelCase ou PascalCase (definição) ou até AnyCase (int NuMeRoDeCaSa) além de não recomendar a ninguem kkkkk. mais funciona.
nomes de variaveis não podem começar com numeros 123 ex: 1_cliente;
nomes de variaveis não podem ser iguais as palavras chaves comentadas acima

tome cuidado porém existem pegadinhas na prova que incluem variaveis escritas de um jeito diferente que podem te confundir na hora da prova por ex: int N34_NomenHEjdhs;
sim isso é valido. por tanto pratique na sua IDE favorita

seguindo essas regras será possivel garantir que seu código compile corretamente
lembre-se na hora de programar você pode ter uma IDE que te ajude Eclipse, NetBeans, etc.. porém na hora da prova o código vai ser exibido em um bloco de texto sem cores para distinguir nomenclaturas de texto, então cuidado pratique sempre que puder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário